O fim de semana será de céu parcialmente nublado com chuvas fracas em quase toda a Bahia. No Recôncavo e região metropolitana, incluindo a capital, essas chuvas, que devem ocorrer principalmente no litoral, estão associadas aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas devem variar entre mínimas de 19º a 21°C e máximas de 26º a 30°C. A previsão foi divulgada nesta quinta (27) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

No sul do estado, são as instabilidades atmosféricas provocadas pela faixa de umidade que atua nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, atípicas nessa época do ano, que devem manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Nas regiões oeste, São Francisco e norte da Bahia, uma massa de ar quente e seco, menos intensa, deixará o céu com poucas nuvens. As temperaturas devem variar entre mínimas de 17° e máximas de 33°C.

Já nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, o céu permanece parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas e as temperaturas mínimas poderão chegar aos 13ºC. De acordo com a meteorologista do Ingá, Maryfrance Diniz, isto ocorre devido aos efeitos locais. “Como essas localidades são regiões montanhosas e estão em altitudes elevadas, isso facilita a convergência de umidade e favorece a formação de nuvens de chuvas”, explica.

Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Durante a estação de inverno, a maior incidência de radiação solar é verificada no Hemisfério Norte. Mesmo assim, na faixa equatorial entre as latitudes de 30°N e 30°S também são registrados elevados índices de radiação solar. Na Bahia, no período de 28 a 30 de agosto, estão previstos IUVs variando entre seis e nove.

Diniz afirma que estes índices fazem parte das categorias Alto e Muito Alto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Essas condições requerem cuidados com a pele e os olhos, como por exemplo, a utilização de protetor solar, boné e óculos de sol”, indica.

Maré

Nesse período, a maré alta deve variar de dois a 2,7 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 4 e das 16h. As alturas mínimas deverão ocorrer entre as 11 e 23h, com valores variando entre zero e 0,3 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação de fraca a moderada, com altura máxima chegando a dois metros.