Nesta terça-feira (4), às 8h30, no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública, acontece o lançamento do curso de atualização para técnicos de laboratórios de saúde pública, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Lacen e da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS). Na ocasião, a psicóloga e consultora organizacional Vera Deccó profere conferência sobre "Valores Universais e Organizacionais".

A diretora do Lacen, Rosane Will, afirma que o curso representa uma conquista para os técnicos, "que há algum tempo reivindicam ações no campo da educação permanente. Além disso, para o desenvolvimento organizacional, uma vez que o processo de aprendizagem promove a qualificação profissional dos processos de trabalho, crescimento pessoal e profissional".

A diretora da EFTS, Maria José Camarão, acredita que o curso significa mais um investimento da Sesab na educação permanente dos trabalhadores do SUS na Bahia, visando um atendimento mais humanizado aos usuários desses serviços.

O curso tem carga horária de 250 horas e deverá até o final do próximo ano, contemplar um total de 75 profissionais, divididos em três turmas. A aula inaugural está programada para o dia 12 deste mês, às 9h, no auditório do Lacen, com a palestra da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto. Ela abordará o tema "Laboratório de Saúde Pública no Contexto do Sistema Único de Saúde".

No dia 17, o curso será iniciado com uma Oficina de Integração envolvendo profissionais da EFTS, facilitadores do Lacen e os técnicos, que serão capacitados, com o objetivo de facilitar o conhecimento e interação entre os diversos participantes e discutir a proposta metodológica do curso.