O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Jequié aprovou por unanimidade o projeto de implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular do Hospital Geral Prado Valadares. O diretor da institutição, Gilmar Vasconcelos, juntamente com os médicos Luíz Cláudio Resende (cirurgião cardiovascular) e Márcio Archanjo (cardiologista intervencionista), responsáveis pela elaboração do projeto, apresentou o projeto aos membros da CMS, que agora segue para apreciação no Colegiado Gestor Microrregião (CGM).

Durante a apresentação, na última semana, o diretor mostrou alguns indicadores para justificar a relevância do projeto para a comunidade de Jequié e região. De acordo com ele, os dados de 2007 do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostram que uma pessoa que mora em Jequié tem 25% mais chances de morrer por doenças do aparelho circulatório do que quem mora em Salvador, o qual atribuiu grande peso desta diferença à inexistência de serviços de alta complexidade cardiovascular em Jequié.

A Unidade será composta pelo Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, pelo Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Vascular e pelo Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Procedimentos da Cardiologia Intervencionista e ainda prevê uma UTI Coronariana.
De acordo com o médico Márcio Archanjo, a implantação desses serviços vai salvar muitas vítimas de infarto agudo do miocárdio, principalmente reduzindo ainda as sequelas, “o que não se consegue com o tratamento convencional”.

“O HGPV e a Microrregião de Jequié já preenchem todos os critérios para a implantação dos serviços da área cardiovascular. O que é mais importante e mais difícil já tem, que são os profissionais com titulação para atuar no serviço”, afirmou o médico Luiz Cláudio Rezende.

No ano passado, o projeto foi discutido junto à Câmara Técnica da área Cardiovascular da Bahia, quando recebeu orientações do coordenador; na época, Paulo Barbosa. “Neste momento, estamos buscando estruturar a Média Complexidade de Cardiologia da Microrregião de Jequié, a partir de discussão com a secretária municipal da Saúde, Stela Souza, e também buscando tramitar o referido projeto nos órgãos colegiados”, afirmou Vasconcelos.