LOCAL: Município de Lafayete Coutinho, no território de identidade do Vale do Jiquiriçá, a 354 quilômetros de Salvador.
DATA: 01.09.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Inauguração de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), na sede do município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: O investimento é de R$ 155 mil e contemplou a execução das obras e a aquisição de equipamentos para a unidade que beneficiará mais de quatro mil habitantes. Sua estrutura segue um padrão: conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

ÁGUA: O Estado já realizou no município a perfuração de dois poços nas localidades de São Joaquim e Boa Esperança, além do fornecimento de material para a ampliação do abastecimento de água na localidade de Jequiezinho, que totalizam recursos da ordem de R$ 30 mil para o aumento do acesso à água potável na zona rural.

PRODUZIR: Por meio do programa, já foi entregue um cisterna, beneficiando 100 famílias da comunidade de Angico, com recursos da ordem de R$ 151 mil. Além disso, está em andamento outra cisterna e uma unidade de beneficiamento de mel, com investimento total de R$ 155 mil, beneficiando 152 famílias.

BALANÇO: Em 2008, mais de 30,7 mil famílias – moradoras de comunidades pobres de 194 municípios baianos – foram beneficiadas pelo programa Produzir, com a conclusão de 343 projetos nas áreas de saúde, saneamento, geração de renda e de infraestrutura, totalizando um investimento de mais de R$ 35,7 milhões, sendo mais R$ 15,1 milhões repassados a associações. Com as ações do Produzir foram também firmados 240 novos convênios com associações comunitárias, beneficiando 21.561 famílias em 107 municípios, totalizando recursos da ordem de R$ 20,8 milhões, com a construção de cisternas, barragens, sanitários, mecanização agrícola, unidades de beneficiamento de leite, café, mel e projetos de geração de emprego e renda. Atualmente, existem 842 projetos em andamento, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2009.

LAFAYETE COUTINHO: A população estimada é de 3.561 habitantes e extensão territorial de 353 quilômetros quadrados. Suas principais atividades econômicas são a agricultura (maracujá e café) e a pecuária (bovinos e aves).

MAIS AÇÕES: Abaixo, algumas ações do governo no território do Vale do Jiquiriçá:

• Semana passada, no município de Milagres, mais 240 unidades habitacionais do Programa Dias Melhores foram entregues. O programa já entregou mais de 15 mil moradias em todo o estado. Na ocasião ainda foi reaberta a loja da Cesta do Povo, que atualmente representa a maior rede de abastecimento alimentar da Bahia, comercializando mais de dois mil itens nas 287 lojas, distribuídas em 234 municípios baianos. Além disso, desde 2008 a delegacia do município passou a contar com o Sistema Informatizado de Atendimento Policial (Sisap). Com a implantação do Sisap, o registro de ocorrências delituosas e não-delituosas nas delegacias modelo SAP ocorre no tempo médio de cinco minutos. O cidadão que precisa dos serviços policiais já sai da unidade com a sua certidão lavrada automaticamente, após o registro eletrônico no sistema.

• Jiquiriçá e Planaltino foram dois dos 59 municípios contemplados com as 60 novas ambulâncias adquiridas pelo Estado e entregues no último mês julho. Esta foi mais uma iniciativa do governo para reforçar as ações de assistência básica e renovação da frota. Todas as ambulâncias são da marca Ford Courier, equipadas com os materiais necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes.

• Durante o 47º aniversário de Nova Itarana, em julho deste ano, os moradores foram presenteados com diversas obras, entre elas: inauguração de duas unidades do Programa Saúde da Família (USF), um Centro Digital de Cidadania (CDC) e obras de pavimentação urbana. No total, foram investidos mais de R$ 500 mil em benefício de uma população estimada em 7.762 habitantes.

• No ano passado, os habitantes de Mutuípe foram beneficiados com a entrega de uma Farmácia Popular. Para os moradores locais, a iniciativa representa um equipamento de regulação de preços de medicamentos, bem como uma opção para a compra de remédios mais baratos.

• Em Maracás, no ano passado, 140 unidades habitacionais foram entregues, além de uma quadra poliesportiva. Já em 2007, o município foi contemplado com a reforma do mercado municipal.

• Amargosa agora conta com uma agência do CrediBahia, inaugurada em 2007 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional, disponibilizando financiamento para empreendedores de micros e pequenos negócios da economia urbana. No ano passado o município ainda foi contemplado com uma Farmácia Popular.

• Em 2007, foi inaugurado o trecho recuperado da BA-046 com 32,5 quilômetros de extensão que interliga os municípios de Amargosa e Milagres. A intervenção facilita o escoamento da produção industrial e agropecuária da região, além de favorecer o deslocamento dos visitantes que passam São João em Amargosa e outras cidades, como Santo Antônio de Jesus e Elísio Medrado.

• No ano passado, durante a comemoração pelos 73 anos de emancipação de Itiruçu, foi entregue a população um CDC e anunciada uma série de ações, entre elas a implantação de uma unidade do Programa Saúde da Família, que está com mais de 50% das obras concluídas, e a aquisição de equipamentos para a sala de radiologia do hospital municipal, já entregues.