Três eixos temáticos serão discutidos durante o Seminário Preparatório da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, que será realizado segunda-feira (24), no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória. O evento é dirigido aos moderadores dos territórios, membros dos conselhos, comissão e subcomissões da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa), técnicos e profissionais dos serviços, secretarias, universidades e representantes de organizações não-governamentais.

A Cesa terá como tema A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis. A mesa de abertura do seminário preparatório para o evento está marcada para as 8h, com as presenças dos secretários da Saúde, Jorge Solla, Meio Ambiente, Juliano Matos, e Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, além dos membros da Comissão Organizadora Estadual (COE).

Eixos temáticos 

O primeiro eixo temático, sobre Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta, tem enfoque para o seminário Reflexão sobre o conceito de sustentabilidade de forma a propiciar a compreensão sobre o desenvolvimento sustentável.

O segundo versará sobre Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios e vai subsidiar o seminário Reflexão sobre as relações entre produção, ambiente e saúde e a distribuição desses processos e seus impactos à saúde e meio ambiente, nos territórios, em particular no Estado da Bahia.

O terceiro eixo temático vai discutir o tema Democracia, saúde, ambiente e educação: Políticas para construção de territórios sustentáveis e vai discutir as possibilidades e estratégias de enfrentamento dessas vulnerabilidades do ponto de vista das políticas públicas e da organização e participação do movimento social. Em seguida, serão realizados debates e o encerramento do encontro, às 18h.