Os profissionais de segurança pública da Bahia já podem se inscrever para as 210 mil vagas abertas pela Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), do Ministério da Justiça. Neste 17º ciclo da Rede EAD, são 55 cursos voltados para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais de todo o país.

As inscrições foram abertas nesta sexta (14) e prosseguem até a próxima terça-feira (18) ou até que sejam preenchidas as vagas. No 16º ciclo, as 180 mil vagas para 42 cursos se esgotaram em menos de 24 horas.

Os cursos de 40 horas serão realizados entre 9 de setembro e 13 de outubro e os de 60 horas vão até 27 de outubro. Os cursos são pré-requisitos para que os participantes que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil possam aderir ao projeto Bolsa Formação, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que garante um incentivo mensal de R$ 400.

Neste 17º ciclo seão oferecidos seis novos cursos: Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Papiloscopia 1; Termo Circunstanciado; Capacitação em Educação para o Trânsito; Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro; e Psicologia das Emergências.

Formato das aulas

Mesmo à distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. Além do material de apoio, eles também aprendem por meio de vídeos e debates que podem ser acessados a qualquer momento.

Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à internet, o Ministério da Justiça coloca à disposição 270 telecentros em todo o país com computadores e equipamentos de áudio e vídeo.

Mais informações:
www.mj.gov.br/ead

Inscrições:
http://senaspead.ip.tv/ficha_inscricao/ficha_contrato.asp