Cerca de 3.600 novos coletes a prova de balas chegam à Base Aérea de Salvador, nesta quarta-feira (12), às 14h. Esta é mais uma demanda dos soldados e oficiais da Polícia Militar atendida pelo Governo do Estado. As negociações do comando-geral da PM com as Associações de Praças e Oficiais estão avançando.

Durante entrevista coletiva, nesta terça-feira (11), o diretor-adjunto de Comunicação da PM, tenente-coronel Hélio Gondim, afirmou que praticamente todos os itens da pauta já foram acordados. Além disso, 415 policiais militares foram mobilizados para garantir a segurança durante o jogo entre Bahia e Ponte Preta, na noite desta terça, no estádio do Pituaçu.

“Estamos avançando nas negociações. Dos itens levantados pela categoria, praticamente todos já foram acertados. Entre eles a capacitação dos motoristas para dirigir veículos de emergência e a melhoria das condições de trabalho, inclusive, com os novos coletes. O policiamento na cidade permanece o mesmo e durante o jogo do Bahia não será diferente. Teremos policiais espalhados pelo local”, informou o tenente-coronel Gondim.

O comando-geral assegurou, ainda, a análise do reajuste salarial. Segundo Gondim, uma comissão está sendo constituida para tratar o assunto. “São cerca de 30 mil policiais e é necessária uma análise minunciosa sobre a questão, para que nenhuma patente seja prejudicada”, disse.

Sobre a colocação de estudantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar nas ruas, para patrulhamento, Gondim disse que todos os alunos do terceiro ano precisam passar por esta etapa para concluir a formação. “É o estágio deles, que já receberam toda a orientação técnica. É como em qualquer outra área eles vão para as ruas por em prática o que aprenderam em sala de aula e são supervisionados a todo instante por policiais formados”, explicou.