Acreditando no potencial inventivo e inovador de estudantes, pesquisadores e inventores independentes baianos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou a segunda edição do concurso Idéias Inovadoras. As inscrições estão abertas até 18 de setembro para alunos de nível médio, graduação, pós-graduação e pesquisadores em todos os níveis de formação, vinculados ou não a instituições de ciência e tecnologia baianas. Mais informações no site www.fapesb.ba.gov.br .

A premiação deste ano aumentou para R$ 156 mil e inclui, além dos prêmios em dinheiro, bolsas nas modalidades Iniciação Tecnológica Graduação e Iniciação Tecnológica Nível Médio, por um período de quatro meses. Os critérios de avaliação utilizados são: ineditismo, aplicação prática, apresentação, impactos e mercado potencial da inovação e perfil do empreendedor.

A entrega das premiações será no encerramento da segunda edição da Feira de Tecnologia (Bahiatec) & Simpósio Internacional de Inovação, que serão realizados em novembro em Salvador pela Secti, Fapesb e Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).

Empreendedorismo: Linha de ação do Programa Empreende Bahia e promovido com o apoio da Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secti) e Sebrae, o concurso reforça o incentivo no estado ao empreendedorismo aliado à inovação ao promover a participação da comunidade acadêmica e tecnológica e premiar seus melhores projetos.

Em 2008, o concurso entregou prêmios no valor total de R$ 53 mil, divididos nas categorias graduando, mestrando, doutorando e inventor livre. Foram eleitos 12 projetos inovadores, dentre os quais “Sensor de presença veicular”, “Instalação predial de eco-gás com implantação de coleta seletiva”, “Bioinseticida de sisal: uma alternativa possível e viável no controle da lagarta-do-cartucho do milho”, “Estudo sobre aspectos genéticos da hipertensão arterial sistêmica em afrodescentdentes da Bahia” e “Adaptação do cultivo do cacaueiro no semi-árido da Bahia”.