A tradicional Feira Baiana de Artesanato (FBA), promovida pelo Instituto Mauá, retoma as suas atividades, neste final de semana (5 e 6), no Jardim dos Namorados. Ponto habitual de comercialização do legítimo artesanato produzido no estado, a feira reúne peças de Salvador e cidades do interior, comercializadas em 80 barracas.

É possível encontrar desde a autêntica cerâmica de Maragogipinho e o artesanato indígena, ao artesanato mineral, madeira, tecelagem, cestaria e trançado, couro, coco e cabaça, aproveitamento de materiais, prataria, bijuterias, bolsas, roupas, utilidades do lar, objetos infantis e souvenirs.

Na praça de alimentação, 20 barracas trazem o melhor da culinária baiana, de quitutes e guloseimas a pratos típicos. Peças de associações beneficentes têm espaço no toldo dos Empreendimentos de Economia Solidária, e outros dois estandes trazem peças de comunidades artesanais trabalhadas pelo Sebrae e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural.

A programação musical fica por conta do forró pé de serra com o músico Zé Costa. E o público ainda pode conferir demonstrações ao vivo do fazer artesanal e performances de artistas plásticos baianos.

A feira integra as ações do Mauá de fomento, promoção e valorização do segmento artesanal baiano. Na última montagem, em 2008/2009, o evento movimentou mais de R$ 500 mil em vendas diretas para os artesãos.

A FBA segue durante toda a primavera e até o verão, com encerramento somente em março de 2010. Sempre das sempre das 16 às 21h, e em finais de semana alternados.