O Serviço de Intermediação do Governo da Bahia (SineBahia) comemora a colocação de 6.405 pessoas no mercado de trabalho, em julho, em todo estado, o que representa o melhor resultado deste ano. O desempenho significativo supera em 8% a igual período de 2008, quando 5.931 pessoas conquistaram postos de trabalho nos quatro cantos do território baiano.

“A média mensal de colocados na Bahia é de 4.979 pessoas, o que demonstra os esforços que o Governo do Estado vem realizando, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na ação de captação de vagas junto às empresas”, destaca a Superintendente do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade.

De acordo com o relatório de desempenho divulgado pela Setre, o crescimento do número de colocados em Salvador, em julho, foi de 20,7% em relação a igual período do ano passado – exatamente 1.458 pessoas empregadas contra 1.208 de julho de 2008, com uma média mensal de 1.454 trabalhadores colocados em Salvador.

Entre os municípios com melhores desempenhos, à exceção de Salvador, destacam-se Juazeiro (1.040 pessoas colocadas), Morro do Chapéu (624), Camaçari (407), Eunápolis (256) e Alagoinhas (250).

Iniciativas

Para obter estes resultados, o Sinebahia vem desenvolvendo ações como atuação do Serviço de Psicologia em grandes processos de pré-seleção no interior do estado, de capacitação de equipes e na busca de novos parceiros/empresas, por meio de consultores que captam as vagas disponíveis no sistema, dentre outras iniciativas.

Diariamente, o Serviço de Intermediação oferece oficinas e cursos gratuitos na sua Unidade Central para potencializar a inserção das pessoas no mundo do trabalho. Hoje, em todo estado, funcionam 119 unidades do SineBahia, em 105 municípios.
Na capital, além da Unidade Central existem ainda as unidades dos postos dos SAC’s do Iguatemi, Barra, Comércio, Liberdade, Cajazeiras, Periperi, Pernambués e Pau da Lima.