Um grupo formado por dirigentes das secretarias e empresas oficiais de turismo de todos os estados brasileiros, juntamente com o ministro da pasta, Luiz Barreto, entregou em Brasília um documento com quatro propostas ao presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer (PMDB-SP).

O grupo defende que as propostas para ampliação da malha aérea regional, repasse de parte da taxa aeroportuária para a Embratur realizar promoções do turismo, garantia de segurança para as agências de viagem e flexibilização dos vistos de turistas para países como Estados Unidos e Canadá se tornem projetos de lei.

A questão dos vistos, segundo o secretário Domingos Leonelli, é a mais relevante para a Bahia. Um dos argumentos é o foco no mercado norte-americano, que foi o que mais cresceu no estado em 2008. “Houve uma variação de 334% em relação ao ano anterior. Portanto, não se trata de abolir a medida que já foi definida pelo Itamaraty, mas flexibilizar os mecanismos de emissão dos vistos, tornando os processos mais ágeis”, disse.

Temer afirmou que o Legislativo vai aproveitar as ‘janelas’ das medidas provisórias para aprovar os projetos com agilidade. Ele pediu para os presentes à reunião que ajudem a divulgar que a Câmara também consegue aprovar projetos importantes. Segundo o deputado, entre maio e junho deste ano, 91 propostas passaram pelo Legislativo.