Em sua quadragésima edição, a Regata Aratu/Maragojipe, a mais democrática e tradicional da Bahia, deve reunir mais de 600 embarcações, de competição e acompanhamento, e 300 participantes, neste sábado (29). A largada será realizada às 10h, com saída do canal de Aratu. Às 9h, uma lancha que conduzirá a imprensa partirá do local.

Este ano, o evento, que conta com um apoio financeiro de R$ 40 mil da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, receberá um convidado de honra: o velejador Torben Grael, bicampeão olímpico de vela. Ele vai participar da Aratu/Maragojipe a bordo do saveiro Ideal, uma tradicional embarcação do Recôncavo Baiano, construída pelo mestre Memeu.

O principal rival de Torben Grael na regata é o velejador baiano Julio Esteves. Com 35 anos de experiências nos mares, inclusive com três travessias no Oceano Atlântico e regatas nos rios Nilo, no Egito, e Amazonas, além de 30 mil milhas navegadas, o ex-campeão de Hobby Cat promete ser um páreo duro para o bicampeão olímpico.

Segundo o organizador do evento desde a década de 80, Ewerton Fróes, a regata vem apresentando um crescimento gradativo nos últimos 20 anos. “Antigamente havia apenas duas ou três classes e hoje temos 23, com 300 participantes”, afirmou.

De acordo com Fróes, em 2008 a Aratu/Maragojipe contou com 233 competidores. Ele lembrou ainda que diversos barcos de diferentes classes se destacaram ao logo das 40 edições da regata, entre eles os saveiros Odara, Majuni, Nils e Fuga 2, que já chegaram na primeira posição da tradicional regata.

Animação e festa para o comércio em Maragojipe

Na chegada a Maragogipe, os velejadores encontrarão uma grande comemoração com os festejos de São Bartolomeu. Dentro de uma programação com muita música baiana, diversas bandas animarão o público, estimado em quinze mil pessoas. A regata tem desembarque previsto para as 12h e os agitos se estendem até domingo de manhã.

Além das tradicionais apresentações de samba-de-roda, baianas, charangas e fanfarras, o festejo contará com shows da cantora Margareth Menezes e das bandas Roupa Nova, Limão com Mel, Batifun e Estakazero.

O secretário de turismo do município, Luiz Carlos Brasileiro de Andrade, afirma que esse final de semana será muito importante para a economia local. Segundo ele, os bares, restaurantes e pousadas ficarão lotados. “Vem muita gente de Salvador e cidades vizinhas”, adiantou.

A prefeitura organizou um esquema reforçado de segurança para os dias de festa. Três canoas motorizadas realizarão rondas na área de fundeio, com policiais militares a bordo, para garantir a segurança dos barcos. Para os eventos dos festejos de São Bartolomeu, as polícias civil e militar também reforçarão o efetivo policial.