LOCAL: Praça do Campo Grande
DATA: 07.09.09 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Desfile cívico em comemoração aos 187 anos de independência do Brasil.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

COORDENAÇÃO: Este ano o desfile será coordenado pela 6ª Região Militar (RM), em conjunto com a Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Salvador. A 6ª RM participará do evento com todas as organizações militares instaladas na capital, apoiando diversas atividades, desde a organização, até o cerimonial e o desfile cívico.

PROGRAMAÇÃO: A solenidade começará às 9 horas, com a revista das tropas pelo comandante da 6º Região Militar, general de divisão João Francisco Ferreira, acompanhado do governador da Jaques Wagner. Logo após, será executado o hino nacional pela banda do Corpo de Bombeiros e as autoridades presentes se dirigirão ao palanque oficial para o hasteamento das bandeiras, no Campo Grande. Os navios Corveta, Caboclo, Navio Patrulha, Guaratuba e os Navios Varredores, Aratu, Anhatomirim, Albardão e Abrolhos participam com um desfile naval a partir das 10h30, do Porto da Barra ao Rio Vermelho.

DESFILE: Partirá do Corredor da Vitória às 9h30 e seguirá até a Praça Castro Alves, reunindo em torno de 3.200 integrantes das Forças Armadas (tropas da Marinha, Exército e Aeronáutica), além de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, integrantes da Polícia Militar e Rodoviária, do grupamento de Salva Vidas (Salvamar), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Guarda Municipal de Salvador. O desfile contará também com a presença de civis, representantes de escolas das redes públicas estadual e municipal, associações e entidades organizadas.

POLICIAMENTO: A novidade deste ano é que os 930 policiais em serviço atuarão não apenas no circuito do desfile, mas também no entorno e seus acessos como a parte alta da Ladeira da Montanha, Terminal do Aquidabã, Baixa dos Sapateiros até o Terminal da Barroquinha e Avenida Joana Angélica.

TRÂNSITO: Por conta do desfile, será interditada a partir de domingo a Avenida Sete de Setembro. Na segunda-feira, ficará proibido a partir de 0h o estacionamento na Avenida Euclides da Cunha, Largo e Rua da Graça, Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Ruas Chile, da Ajuda, da Misericórdia, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeiras da Praça, da Montanha, da Conceição da Praia, Ruas da Conceição da Praia, Carlos Gomes, da Forca, Forte de São Pedro e Banco dos Ingleses. Na segunda-feira, os veículos com destino ao Centro deverão utilizar as avenidas Lafayette Coutinho, Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra. Já os veículos provenientes da Av. Princesa Leopoldina, com destino ao bairro da Graça, terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon.

HISTÓRIA: Em 7 de setembro de 1822, o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, proclama às margens do Riacho Ipiranga (hoje estado de São Paulo) a independência política do país da Corte de Portugal. Os Estados Unidos e o México foram os primeiros países a reconhecer a independência do Brasil. Portugal exigiu dois milhões de libras esterlinas para reconhecer o Brasil como nação livre e independente. A Inglaterra financiou o empréstimo.