A Bahia, maior produtor mundial de sisal, sedia o 1º Congresso Internacional de Fibras Naturais. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o encontro, que será aberto às 18h30 desta quarta-feira (9), prossegue até sexta-feira (11), no Pestana Bahia Hotel. O congresso será transmitido ao vivo, via web, pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

O congresso tem foco científico, tecnológico e comercial e destaca a proposta de promover a sustentabilidade e a troca de experiências entre produtores e pesquisadores de diversas nacionalidades. A proposta é fruto da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, datada de 2006, declarando que 2009 seria o Ano Internacional das Fibras Naturais.

O evento vai abordar todas as fases da cadeia produtiva, do cultivo ao processamento, em aplicações têxteis e não-têxteis. As fibras naturais representam uma importante fonte de matéria-prima em todo o mundo, apresentam várias vantagens em relação aos seus competidores sintéticos, além de gerar emprego na agricultura, evitar o êxodo rural e se constituir em fonte de renda em áreas carentes em todo o mundo.