Para avaliar o nível de satisfação dos usuários de água da Bahia referente ao processo de emissão de outorga (autorização para uso da água) pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o órgão gestor das águas do Estado realizou uma pesquisa de avaliação. O processo de análise se deu através de questionários aplicados pela Unidade de Gestão Organizacional da Coordenação de Gestão de Pessoas da autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com uma amostra de 75 usuários no estado, dos quais 80% respondeu positivamente à pesquisa.

A responsável pela gestão da qualidade, Mariana Mascarenhas, afirmou que a pesquisa realizada tem sido fundamental para melhor avaliar o processo de concessão de outorga com os usuários. “Pelas pesquisas, obtivemos um feedback realista de como estamos prestando esse serviço à sociedade e como avançar ainda mais”, explicou.

Ela informou que um mutirão de outorga foi realizado no início deste ano para solucionar as pendências de processos paralisados no órgão devido à desatualização de dados de usuários.

Avaliação

Os critérios utilizados na pesquisa foram: formas de contato, facilidade de acesso, atendimento, processo de análise de cada caso, acesso às Unidades Regionais (UR), instalações das URs e o preço oferecido. A maioria dos quesitos obteve resultados acima da média, mostrando um alto nível de satisfação por parte dos usuários que solicitaram outorga de direito de uso da água.

No questionário, os usuários podiam dar notas que variaram de um a três para avaliar cada um desses pontos apresentados. A maior média foi 2.8 de atendimento. O tempo médio de concessão de outorga pelo Ingá é de 40 dias, podendo chegar no máximo a 90 dias, dependendo da complexidade do pedido e dos estudos de disponibilidade hídrica da bacia. O procedimento de emissão de outorgas pelo órgão baiano é modelo de excelência entre os órgãos de recursos hídricos do país.

Em 2007, o órgão concedeu outorga a 230 usuários de água, cerca de 20 por mês. Em 2008, foram 225, ou 22 por mês, e em 2009, até o presente momento, já foram emitida cerca de 189 outorgas, com uma média de 14 por mês.