Dando continuidade às atividades de implantação de práticas agroecológicas e o desenvolvimento sustentável dos agricultores familiares da região de Irecê, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), realizará desta quarta a sexta-feira (23 a 25) um curso de capacitação sobre Agroecologia, no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Centrefértil), em Irecê. Os interessados em participar dos cursos realizados pela Ebda na região devem entrar em contato através dos telefones (74) 3641-3237 e 3641-4551.

De acordo com o presidente da Ebda, Emerson Leal, é preciso impulsionar de forma gradativa e constante uma mudança no meio rural, principalmente na agricultura familiar e ratificar as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), numa perspectiva que assegure maior sustentabilidade socioambiental e econômica dos territórios rurais.

Já para o chefe do Centrefértil e engenheiro agrônomo da Ebda, Raimundo Luiz Rocha, a capacitação irá proporcionar aos agricultores familiares mais conhecimento e habilidade no campo. “Eles terão a oportunidade de aprender as bases práticas e teóricas da agroecologia e as mudanças necessárias para uma agricultura sustentável, em harmonia com o meio ambiente”, concluiu Raimundo.

Programação

Durante o curso serão abordados temas como Diferenças entre Agroecologia e Agricultura Convencional, Segurança Alimentar, Perigo dos Agroquímicos, Controle Biológico de Pragas, Formação do Solo e Produção de Biofertilizantes.

Também serão discutidas a modernização da agricultura com a transformação na base técnica, as teorias da agricultura de altos insumos e dos efeitos da agricultura moderna, como aumento da produção e produtividade de algumas culturas, a prioridade às exportações, bem como a elevação no consumo de energia não-renovável e a contaminação por resíduos químicos.