Dando continuidade às ações do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Embrapa, realizou, nesta terça-feira (29), um dia de campo destinado à cultura do milho.

O objetivo foi mostrar aos agricultores familiares da região nordeste do estado, os resultados de experimentos para o desenvolvimento da cultura do milho híbrido e também disponibilizar aos participantes, uma consultoria especializada sobre o assunto. O evento aconteceu na Fazenda Lagoa da Vaca, no município de Paripiranga, a 350 quilômetros de Salvador.

Segundo Edson Alva Oliveira, engenheiro agrônomo e coordenador do programa, o evento foi realizado com o aporte financeiro de 14 indústrias que comercializam sementes de milho, na região.   “Esta é uma parceria muito importante, particularmente para os agricultores familiares produtores de milho da região, que foram beneficiados com a iniciativa”, comentou o coordenador. Ele informou que mais de cinco mil agricultores já tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias desenvolvidas e já as utilizam em suas propriedades.

Durante todo o dia, cerca de 500 agricultores desfilaram entre canteiros e tendas montadas e tiveram contato com os resultados e tecnologias desenvolvidas pela pesquisa. Nas Unidades de Demonstração (UED’s), conheceram o desempenho da cultura do milho e as tecnologias para a produção e formação de banco de sementes, que servirão de base na produção de campos para o Programa Semeando, desenvolvido pela EBDA e a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).

Ainda nas UED’s, técnicos da EDBA apresentaram como são testados os milhos, quanto ao comportamento em relação a pragas, doenças, adaptação local e regional e produtividade, tanto no cultivo de verão como no de inverno.

A microrregião de Paripiranga vem se destacando como o maior polo estadual na produção de milho. A região tem registrado os maiores índices de área plantada e de produção de milho e feijão do estado, nos últimos anos, superando as demais regiões produtoras.