A prevenção contra a gripe A (H1N1) no setor pecuário e o mercado de grãos serão discutidos nesta quinta-feira (3) pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) durante o II Simpósio Regional de Avicultura e Suinocultura, no Hotel Pestana, em Salvador. Esses temas serão os de maior destaque no evento, já que a ocorrência da Influenza A no Brasil e o incremento da produção de milho no Oeste baiano estão diretamente ligados ao desenvolvimento da suinocultura e avicultura na Bahia.

“A elaboração do Plano de Contingência para Enfrentamento da Influenza A no setor pecuário foi uma ação pioneira no Brasil que reflete o compromisso do Governo do Estado e setor produtivo em proteger os interesses da pecuária baiana no que diz respeito ao segmento da suinocultura”, disse o secretário da Agricultura, Roberto Muniz. O plano elaborado pela Adab contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Associação Baiana de Suinocultores e de instituições de ensino superior.

Muniz destaca que as ações que a Adab vai desenvolver neste contexto serão de natureza preventiva. As ações de defesa sanitária contempladas no plano estabelecem medidas para impedir a introdução do vírus do H1N1 nas granjas e plantéis do estado.

“A Bahia saiu na frente com relação ao plano de contingência da Influenza A no setor pecuário e, exatamente por essa razão, não há motivo para pânico”, tranqüiliza o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, que vai ministrar palestra sobre o mercado de grãos nesta quinta-feira, (3), às 10 horas, no Hotel Pestana. Para ele, agora é o momento para fortalecer o segmento, definindo ações integradas entre sanidade pecuária, legislação sanitária, pesquisa e produção para zelar pela saúde da população e do rebanho de suínos no estado.

Consumo sem risco

Antes mesmo do plano ser apresentado ao público, medidas de defesa sanitária como cadastramento de propriedades com produção de suínos e granjas já estavam sendo realizadas pelos fiscais estaduais da Adab. “Com o apoio dos criadores e da população podemos manter o pleno desenvolvimento da suinocultura baiana e garantir que os produtos suínos em todo o estado possam ser consumidos sem riscos”, disse a fiscal agropecuária da Adab, Maria Tereza Mascarenhas, que apresentará o Plano de Contingência aos participantes do simpósio nesta quinta-feira (03), às 17 horas.

Os participantes do encontro terão acesso ao material informativo sobre ações de defesa para impedir a introdução do vírus H1N1 no rebanho de suínos. Entre as recomendações a Adab destaca evitar o trânsito de pessoas e outros animais nos criatórios, lavar as mãos antes e depois do contato com os suínos, não compartilhar ferramentas, equipamentos ou implementos utilizados nas granjas, e evitar o contato de pessoas gripadas com os suínos.