LOCAL: Sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
DATA: 25.09.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: Cerimônia de entrega de 70 carros e 65 motocicletas para renovação da frota da Adab. Na oportunidade acontece o lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA eletrônica).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VEÍCULOS: Foram adquiridos com o objetivo de apoiar a manutenção dos serviços de defesa agropecuária no estado, sendo:

• 60 carros e 65 motocicletas com recursos do convênio entre o os governos federal e estadual, no valor total de R$3.549.500,00.
• 10 carros com recursos próprios do Estado, no valor de R$490.439,00.

DESTINO: Os veículos serão lotados na sede e nas Coordenadorias Regionais da Adab de Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Itapetinga, Itaberaba, Irecê, Jequié, Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

GTA ELETRÔNICA: Trata-se de um sistema de emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal, que passará a funcionar inicialmente nas regiões Sudoeste, Sul e Extremo Sul como experiência piloto, sendo estendido gradativamente para todo o estado. De imediato serão atingidos 118 municípios, com uma população bovina de 3,7 milhões de cabeças. Outros oito estados já utilizam o sistema da GTA eletrônica.

BENEFÍCIOS: Por ser amparada no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), que armazena dados de criadores, propriedades e animais, criando uma rede de informações, a utilização da emissão eletrônica moderniza a pecuária baiana na medida em que acelera os trâmites da documentação e evita fraudes. Antes, para transportar animais, o criador obtinha a guia junto a Adab, a apresentava nas barreiras sanitárias do percurso para seguir viagem e, muitas vezes, ao chegar ao destino final e credenciar seus animais na agência local, a outra via da guia ainda não havia chegado, impossibilitando-o e regular sua situação e dificultando a fiscalização.

EXPORTAÇÃO: Além de creditar a pecuária baiana no aspecto sanidade, permitindo rapidez, comodidade e segurança para o produtor, a nova ferramenta é determinante para habilitar a Bahia para os desafios da comercialização com vistas, sobretudo, a exportação de bovinos, fortalecendo toda a cadeia produtiva da carne.