A Campanha de Solidariedade 2009 do Estado da Bahia vai contemplar, com a entrega de quase 6,4 mil jogos de lençol, 71 entidades em 19 municípios baianos. Os itens foram doados pelo Banco Itaú Unibanco ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Para que mais entidades sejam contempladas é necessário efetuar o registro no Ceas, localizado na rua Boulevard América, nº. 27, Jardim Baiano – Nazaré, em Salvador.

A entrega dos donativos foi realizada na segunda feira (21), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), e contou com a presença do secretário da Sedes, Valmir Assunção. Ele frizou a importância do trabalho conjunto entre entidades públicas, privadas e sociedade civil na política de assistência social. “Devemos investir nas pessoas, essa é a forma mais eficiente de melhorar o país”, defendeu.

As doações serão direcionadas para as entidades que prestam apoio a idosos, pessoas com deficiências, jovens e adolescentes. Segundo Maria Joelma, representante do Abrigo São Vicente de Paula, sediado em Ilhéus, essa campanha é gratificante, pois contribui para a manutenção dos abrigos e garante um atendimento de qualidade aos beneficiados, além de elevar a autoestima dos mesmos.

De acordo com a vice-presidente do Ceas, Maria Dolores Cabirta, o intuito do conselho é apoiar todas as redes de assistência do Estado. “Esse é mais um passo que a Bahia dá em busca da legitimação da assistência social no Brasil”, afirmou Cabirta.