Com o propósito de ampliar as relações bilaterais entre russos e baianos, a Câmara Brasil Rússia de Comércio, Indústria & Turismo (Seção Bahia) e o PromoBahia – Centro Internacional de Negócios, promovem, nesta quinta-feira (3), o Seminário Oportunidades de Negócios Bahia Rússia.

O evento será realizado das 17h às 20h, no auditório da Federação das Indústrias, no Stiep, com a presença de representações diplomáticas e governamentais como o presidente Nacional da Câmara Russa, Gilberto Ramos, e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, James Correia. As inscrições são gratuitas e os interessados devem confirmar presença pelos telefones (71) 2101-9460 ou 3353-1270.

“O comércio bilateral entre a Bahia e a Rússia ainda é incipiente, mas temos muitas oportunidades a explorar para ampliar o intercâmbio”, afirma o presidente do PromoBahia, Ricardo Saback, esclarecendo que o comércio entre as duas regiões cresceu em média 5,2% ao ano no último quinquênio.

Deficitária para a Bahia, que importa, em grande escala, nafta, fertilizantes, petroquímicos e borracha, a balança comercial pode ser incrementada pelo estado, que exporta tão somente calçados, café, cravo e fibras têxteis vegetais. Em 2008, o déficit baiano com o país atingiu US$ 14,5 milhões.

“Os russos querem ampliar parceria com os baianos”, diz o presidente da Câmara Brasil Rússia na Bahia, George Gurgel. Ele ressalta que “o setor petroquímico tem grande possibilidade de complementaridade das respectivas plantas industriais e nas áreas de gestão empresarial e ambiental”.

Os outros setores com boas perspectivas, segundo ele, são o de frutas e polpas tropicais – cacau, soja, calçados, serviços de engenharia, construção civil, mineração, rochas ornamentais, pedras semipreciosas, hotelaria, turismo, esportes, cultura, além de uma atenção especial à ciência e tecnologia.

Para estreitar as relações e ampliar os negócios bilaterais, Gurgel informa que a Câmara Brasil Rússia está somando esforços junto com o PromoBahia, o Governo do Estado e a Federação das Indústrias para promover ações de intercâmbio. Ele confirma para este mês a participação da Bahia nas feiras internacionais de alimentos e de turismo que ocorrem na Rússia, além da ida de missão baiana para prospectar oportunidades naquele país em novembro próximo.

Balança comercial

A balança comercial da Bahia com a Rússia no primeiro semestre deste ano é deficitária para o estado, que exportou US$ 920 mil e importou US$ 15 milhões. Na pauta de exportação constam solas para calçados, cravo da índia, café e fibras têxteis vegetais.

A Bahia importou nafta para petroquímica, borracha de butadieno e hidrocarbonetos. Entretanto, a balança comercial do Brasil com a Rússia é superavitária para o primeiro, cujas exportações no período de janeiro a junho deste ano somaram U$ 1,4 bilhão e as importações foram de US$ 394,4 milhões. Os principais produtos exportados foram carnes, fumo e café. O Brasil, por sua vez, importou ureia, cloretos de potássio e enxofre.