LOCAL: Museu de Arte Moderna (MAM), Avenida Contorno, s/nº, Solar do Unhão, em Salvador.
DATA: 22.09.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Abertura da exposição Cuide de você (Prenez Soin de Vous), da francesa Sophie Calle.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EXPOSIÇÃO: O rompimento de um romance por meio de uma carta é o mote dessa exposição. No trabalho, mais de cem mulheres oferecem diferentes interpretações para a carta recebida pela artista, em foto, texto ou vídeo: de uma revisora a uma sexóloga, da compositora Laurie Anderson às atrizes Victoria Abril e Maria de Medeiros. Em Salvador, está sendo considerada a pauta de artes visuais mais importante do ano. A mostra ficará na cidade até 22 de novembro, de terça a domingo, das 13h às 19h, sendo que nos sábados a visitação se estende até ás 21h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Cuide de você já passou por São Paulo, onde foi vista por mais de 10 mil pessoas.

CURADORIA EDUCATIVA: É um projeto educativo que cerca a exposição Cuide de você. Foi planejado para garantir que diversos públicos acessem a obra de Sophie Calle, por meio de um conjunto de atividades que possibilita diferentes formas de contato com a exposição. Por exemplo: visitas comentadas por educadores servirão para introduzir os conceitos fundadores de Calle; oficinas utilizarão elementos de Cuide de você para trabalhar a criação em fotografia, vídeo e escrita; palestras partindo das obras da exposição comentarão a produção de arte na contemporaneidade, entre outras. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas a partir desta quarta-feira (23), até o último dia da exposição em Salvador, no Espaço Educativo Sophie Calle (Galpão de Oficinas do MAM). A programação pode ser encontrada no site www.sophiecalle.com.br. Informações e inscrições no telefone (71) 3117-6141, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

SOPHIE CALLE: É considerada uma das figuras mais instigantes da cena artística internacional. Sua presença em Salvador na véspera e no dia da abertura da exposição está dentro da programação do Ano da França no Brasil.
 
APOIO: A temporada da exposição em Salvador conta com apoio do Governo do Estado e se conecta ao programa de articulações nacionais e internacionais que o MAM-BA vem implantando desde 2007. A exposição de Sophie Calle reafirma a política estadual de abrir a Bahia para o intercâmbio com as artes mundiais, fomentando as residências artísticas e transformando os museus em espaços culturais dinâmicos. Além de São Paulo, a Bahia foi o único lugar no Brasil a receber a mostra.