LOCAL: Município de Serrinha, no território de identidade do Sisal, a 173 quilômetros de Salvador.
DATA: 04.09.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Abertura da Vaquejada de Serrinha, inauguração da Praça do Vaqueiro e entrega de kits para os agentes comunitários de saúde da 12ª Diretoria de Regional de Saúde (Dires).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VAQUEJADA: Acontece entre os próximos dias 4 e 7. O desfile dos vaqueiros dá início ao evento, a partir do meio-dia desta sexta-feira, com saída do Parque Maria do Carmo.

KITS: São compostos por três camisas modelo pólo, um boné e uma mochila. Os kits são destinados às cidades da 12ª Dires, que abrange os municípios de Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Canudos, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. O Estado da Bahia comprou 147,5 mil peças sendo 88,5 mil camisas, 29,5 mil bonés e 29,5 mil mochilas. Com um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão, os kits serão utilizados no cotidiano de trabalho dos agentes comunitários de Saúde, sendo entregues aos mais de 24 mil ACS que atuam no estado, fazendo a cobertura de cerca de 80% da população baiana.

OUTRAS AÇÕES: No último mês de julho, o governador esteve em Serrinha para inaugurar obras emergenciais no sistema de abastecimento de água do município, que sofria períodos de desabastecimento, especialmente no verão, porque o sistema encontrava-se na sua capacidade limite. A intervenção possibilitou um aumento de 25% na oferta de água no município. A zona rural também recebeu obras de melhoria de fornecimento de água. Cerca de 5.550 habitantes das comunidades de Mombaça, Boa Vista e Canto/Alto Alegre foram beneficiados. Para acabar definitivamente com os problemas de abastecimento da região de Serrinha, os sistemas de municípios serão integrados, atendendo uma população de aproximadamente 123 mil habitantes de Serrinha, Conceição do Coité, Teofilândia, Biritinga e Retirolândia. Entre as intervenções que serão realizadas estão a perfuração de três poços; implantação de mais uma estação elevatória e de uma outra adutora de 12.747, além de mais dois reservatórios. A licitação das obras, orçadas em R$ 42 milhões e inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), acontece ainda neste semestre.

ÁGUA PARA TODOS: As ações acima fazem parte do programa estadual, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado. O objetivo é elevar o fornecimento de água na zona rural de 30,8% para 51,8% e na zona urbana de 94,7% para 98%. A implantação, ampliação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, além do tratamento de efluentes associado à preservação de mananciais utilizados para abastecimento, são outras metas. Em relação à construção de cisternas, a prioridade é promover a segurança alimentar, nutricional e melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo, construindo unidades para consumo humano e para a produção agrícola e também barragens subterrâneas. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. O Água para Todos já atingiu 375 municípios e mais de 1,9 milhão de pessoas.

SERRINHA: Com uma população estimada de 73.655 habitantes e extensão territorial de 568 km², o município tem como principais atividades econômicas a agricultura (laranja e manga) e a pecuária (aves e bovinos). O município teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Foi com a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que se deu a organização urbana da cidade.