Em seu programa de rádio desta terça-feira (08), o governador Jaques Wagner voltou a defender a divisão das riquezas oriundas da exploração do pré-sal em favor de todos os estados brasileiros, depois de ressaltar a importância dos heróis que lutaram pela independência em 7 de setembro de 1822. Ele revelou que o presidente Lula vai criar um fundo com recursos do pré-sal para as áreas de Cultura, Meio Ambiente e Saúde.

Wagner também comentou a assinatura de convênios para melhorar a condição de saneamento básico em cidades baianas e desejou sorte à seleção brasileira de futebol, que enfrenta a chilena na próxima quarta-feira (09), em Pituaçu, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Para Wagner, o Brasil vive um grande momento e a descoberta de reservas de petróleo na camada do pré-sal exige que o país acelere a votação do marco regulatório, que deve definir a exploração e a distribuição das riquezas. “É preciso ter claramente o marco regulatório para que a gente possa fazer o planejamento. Por isso, eu defendo – assim como o presidente Lula e o presidente da Petrobrás – que o projeto de lei tenha regime de urgência”.

Sobre a distribuição de riquezas, o governador enfatizou que a divisão de forma igual é sustentada pelo raciocínio de que nenhum estado isoladamente será prejudicado em caso de algum dano ambiental provocado pela exploração, reforçando que existem regiões que deveriam ter uma atenção especial na repartição do bolo. “Já que todos reconhecem que o Norte e o Nordeste do país são as duas regiões com maior pobreza, nada melhor que aproveitar essa riqueza para sanar essa dívida social com o Norte e com o Nordeste”, defendeu.

Na semana passada, em Brasília, Wagner lembrou que a Bahia foi contemplada por importantes convênios que asseguraram R$ 324 milhões de investimentos em saneamento básico. Os recursos vão garantir cobertura de até 90% em importantes cidades como Barreiras e Teixeira de Freitas. “Saneamento é fundamental porque saneamento é saúde e preservação do nosso meio ambiente. Por isso, a minha alegria, nessa semana da Pátria, essas duas grandes notícias: mais saneamento para a Bahia, mais petróleo para o Brasil”, frisou.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.