“A partir de sexta-feira (11), as coisas começaram a voltar à normalidade”. A declaração sobre o combate ao crime organizado na Bahia foi feita pelo governador Jaques Wagner, durante o programa Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom).

 

O governador lembrou que 28 infratores foram presos e 20 armas acabaram apreendidas. “Estamos devolvendo à nossa capital a tranqüilidade necessária. Essa é uma luta prolongada, mas nós vencemos essa primeira batalha”.
Para Wagner, o trabalho mais importante é o policiamento ostensivo e a inteligência. “Transferimos 14 marginais chefes da quadrilha de primeiro e segundo escalões, depois fizemos outras movimentações e, evidentemente, que o sigilo nessa hora é fundamental”, comentou.

Sociedade precisa participar do combate ao crime organizado

“Essa batalha não é apenas um caso de polícia. A guerra contra o crime organizado passa também, no conceito moderno, pela inclusão social, particularmente da nossa juventude”, refletiu. Para Wagner, também são aliados essenciais: a sociedade, a família, a escola, o trabalho, a igreja, o templo, entre outras instituições.

O governador agradeceu a participação da população através do Disque-Denúncia, pelo telefone 3235-0000. Ele lembrou que o número preserva o sigilo da informação e da pessoa que colaborar. “Para fazer o trabalho preventivo contra o crime, é importante receber uma informação segura de uma movimentação diferenciada de uma rua, de um bairro, de qualquer ponto da cidade. E essa ajuda eu quero pedir e estimular que a população continue a fazer cada vez mais”, solicitou.

O governador reforçou que o combate ao crime também passa pelo fortalecimento das políticas de inclusão social, citando como exemplo programas de educação profissional e geração de emprego. Wagner lembrou que a Bahia ficou no segundo lugar nacional na criação de novos postos de trabalho no mês de julho, atrás apenas de São Paulo.

 

“Não há uma saída simples e rápida para a questão da segurança. É assim no mundo inteiro. É um trabalho continuado de inteligência, repressão e de inclusão social. E é isso que nós estamos fazendo, desde o primeiro dia de governo, melhorando a qualidade da nossa polícia e incluindo socialmente a nossa juventude”, finalizou.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e outros veículos de comunicação.