O professor e cientista político Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, uma das maiores autoridades brasileiras sobre relações internacionais, estará na segunda-feira (14), às 17h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), para proferir uma palestra sobre política externa brasileira. A palestra gratuita contará com a participação do historiador e diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura (Secult), Ubiratan Castro de Araújo.

Na quarta-feira (16), às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, Moniz Bandeira receberá o título de Doutor Honoris Causa desta Universidade. Na quinta-feira (17), às 19h, será a vez da Academia de Letras da Bahia homenagear o cientista político, com o re-lançamento do livro De Martí a Fidel e da coletânea de poesia Poética, graças a uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon e a editora Record.

Historiador luso-brasileiro, nascido em Salvador em 1935, Moniz Bandeira é especialista em política exterior do Brasil e suas relações internacionais, principalmente com a Argentina e os Estados Unidos, sendo autor de várias obras. Entre elas, Formação do Império Americano e A Presença dos Estados Unidos no Brasil, entre outros. Formado em Direito, fez doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com a tese O papel do Brasil na Bacia do Prata. “O trabalho do professor Moniz Bandeira é de suma importância no âmbito das políticas exteriores, em particular das relações bilaterais Brasil – EUA, pois oferece um minucioso exame da estratégia da política externa norte-americana”, declara o historiador Ubiratan Castro.

Moniz Bandeira, mora na Alemanha, é Doutor Honoris Causa pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil, de Curitiba, e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e da Academia de Letras da Bahia.