Aberto 2009: 14 horas de arte e cultura. É assim que o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) vai comemorar o 14º aniversário, nesta sexta-feira (18), das 8 às 22h. A proposta é integrar as pessoas que trabalham com arte e cultura nas mais diferentes linguagens, além de sinalizar para a comunidade que o Cuca, órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está aberto a todas as manifestações de cunho artístico e cultural.

Selma Oliveira, diretora do órgão, ressalta que o espaço será aberto à comunidade, como indica o próprio nome do evento. “Desse modo, o público terá a oportunidade de assistir e participar das mais variadas atividades que serão oferecidas nesse dia, gratuitamente”, completa.

O Aberto se estenderá também ao teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde serão concentradas exibições de cinema e vídeo. Na praça Monsenhor Renato Galvão (Matriz), o público terá a oportunidade de apreciar a exposição Varal Fotográfico, em homenagem à 10ª Caminhada do Folclore. A mostra é coordenada pelo Clube de Fotografia Gerson Bullos. Ainda na praça, performance e intervenção de pintura com o artista plástico Herivelton Figueiredo.

Já na galeria Carlo Barbosa, o artista baiano Silvério Guedes expõe trabalhos fotográficos com o tema Paisagens Recortadas. Destaque para a exposição coletiva reunindo 40 artistas baianos, no Museu Regional de Arte, no Cuca. Na área externa haverá apresentação de música e dança, enquanto o foyer do teatro foi reservado ao Espaço Potiguar, com atividades variadas.

Para fechar o evento, o Cuca brindará o público com um espetáculo imperdível: apresentação de balé clássico, sob a coordenação do Corpo de Baile Ebateca, composto por 40 pessoas, entre bailarinos e equipe técnica. O grupo apresentará coreografias campeãs em diversos concursos de dança nacionais e internacionais.

O Centro Universitário de Cultura e Arte é o órgão responsável pela execução da política cultural e artística da Uefs. Nesse sentido, tem desempenhado o papel de promoção e difusão da arte e da cultura no município e na região, oferecendo à comunidade, gratuitamente, uma série de atividades nas mais diversas linguagens artísticas.