O curso ‘Conversando com sua História’, promovido pelo Centro de Memória da Fundação Pedro Calmon/Secult, traz para a Biblioteca Pública do Estado, nesta quarta-feira (30), às 17h, o médico e ex-governador da Bahia, Roberto Santos, para falar sobre o período em que esteve à frente do Estado, de 1975 a 1979. Com participação gratuita, o curso tem promovido aulas com importantes historiadores e pesquisadores sempre com ênfase na História da Bahia.

Responsável pela criação do primeiro Museu de Ciência e Tecnologia do País, Roberto Santos ajudou também a impulsionar o surgimento do Pólo Petroquímico de Camaçari. Um dos marcos de sua administração foi a construção do Centro de Convenções da Bahia, o mais importante local de eventos da capital soteropolitana. Em 1975, assumiu o governo do Estado da Bahia para um mandato de quatro anos. Foi também deputado federal de 1996 a 1999, além de ministro da saúde, durante o governo José Sarney. O seu governo é considerado um marco na história do Candomblé aqui na Bahia, quando passou a ser reconhecido como religião, rompendo com a ilegalidade imposta aos cultos durante muitos anos.

“Roberto Santos é um dos mais destacados políticos baianos. Durante a aula, falará sobre a sua atuação como governador do Estado da Bahia e suas principais realizações, além de retratar o contexto político que vivenciou”, explica a professora Consuelo Novais, diretora do Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, que preserva e organiza arquivos privados de personalidades públicas da Bahia, além de servir como importante fonte de pesquisas acerca da História da Bahia.

Formação

Pós-Doutor em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia e Doutor em Medicina pela mesma instituição, Roberto Santos possui inúmeras obras publicados. Ao longo de sua carreira, acumulou diversos títulos e prêmios, tornando-se membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Nacional de Medicina.

O Conversando com sua História é promovido pelo Centro de Memória e tem como objetivo promover, proteger e dar conhecimento da História da Bahia e se estende até o mês de outubro, sempre às terças-feiras. Somente a aula com o Dr. Roberto Santos acontecerá excepcionalmente na quarta-feira, dia 30 de setembro. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado. Dentre os temas das próximas palestras estão: “Os movimentos estudantis e de esquerda”, “A Bahia e a redemocratização de 1945”, entre outros.