A Diretoria de Arquivos (Diarq) da Fundação Pedro Calmon/ Secult realizará desta terça aquinta-feira (22 a 24),  das 8h30 às 18h, o Curso de Gestão da Informação Aplicada aos Arquivos Municipais, no Campus da Uneb, em Jacobina.

No curso serão abordados os seguintes temas: conceitos fundamentais da tipologia documental; atividades com documentos; plano de classificação dos documentos públicos de caráter permanente; construção de arranjo para arquivos permanentes e construção de guia, inventário para os arquivos permanentes; elaboração de instrumentos de pesquisa, entre outros. As aulas serão ministradas pelas professoras Stela Dalva e Janete Ruiz de Macedo.

O curso será realizado em parceria com prefeituras municipais e universidades (Ufrb, Uneb, Uefs E Uesc). Segundo o diretor da Diarq, Paulo de Jesus, o curso busca proporcionar um diálogo sobre a importância das normas arquivísticas e dos procedimentos técnicos previstos pelo Arquivo Nacional para a preservação dos acervos documentais sob a guarda dos Arquivos Públicos Municipais.

“É uma atividade de formação continuada destinada aos funcionários dos Arquivos Públicos Municipais (APMs), sendo um espaço de interação destes profissionais como pesquisadores, professores e estudantes que se dedicam a estudar questões que envolvem a gestão de arquivos”, destacou.

O treinamento é voltado para os Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Irecê, e envolvem as cidades de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Caém, Canarana, Capim Grosso, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, Irecê, Jacobina, João Dourado, Jussara, Lapão, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Presidente Dutra, São Gabriel, Saúde, Serrolândia, Uibaí, Umburanas, Várzea Nova e Xique-Xique.

O quê: Curso de Gestão da Informação Aplicada aos Arquivos Municipais
Quando: De 22 a 24 de setembro, das 8h30 às 18h
Onde: Avenida J. J. Seabra, nº 158 – Bairro Estação, Uneb – Campus 4 – Jacobina.
Informações: (71) 3116-6925