Rio do Engenho: festas, saberes e sabores é o título da exposição fotográfica itinerante que passará pela Galeria Nelson Dahia, no Museu da Gastronomia da Bahia, em Salvador. A mostra fica na capital baiana de 9 de setembro a 4 de outubro, trazendo um pouco das expressões culturais do povoado ilheense, por meio do registro de suas festas e gastronomia. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais (Icer), do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Geleias de cacau e cupuaçu, beijus, doces em compota, licores, moda (cocada de diversos sabores), calambau (camarão de água doce), azeite de dendê, farinha, cachaça são alguns produtos registrados que fazem parte das comunidades que, durante as celebrações, reafirmam sua identidade. A exposição fotográfica apresenta imagens do cotidiano dos pequenos produtores do Rio do Engenho, valorizando as expressões culturais locais, relacionadas aos saberes simbolizados nas comidas e festas.

O relato ilustrado é de autoria e coordenação da professora Juliana Santos Menezes, do Departamento de Letras da Uesc, com a colaboração das pesquisadoras do Icer, Gisane Souza Santana e Mércia Ribeiro Cruz. As imagens são das fotógrafas Anabel Mascarenhas, mestranda em Cultura e Turismo pela Uesc, e Joliane Olschowsky, doutora em Comunicação pela USP e professora da Uesc.

A exposição visa dar maior visibilidade ao processo de produção dos alimentos, desde o plantio e feitura dos produtos até a venda em feiras livres. Após Salvador, as fotografias serão exibidas na comunidade do Rio do Engenho e outras localidades do município de Ilhéus. A iniciativa segue o Projeto Integrado Expressões Culturais, Literatura e Turismo (Ecult), coordenado pela professora doutora Maria de Lourdes Netto Simões, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O projeto

Iniciado em março deste ano, o projeto contou com a realização de atividades voltadas aos moradores do Rio do Engenho e professores do ensino fundamental e médio do povoado e dos municípios de Ilhéus, Mascote e Floresta Azul. Além das fotografias, foram ministradas palestras sobre sustentabilidade, meio ambiente, história e literatura regional, oficinas de doces e compotas, mutirão da cidadania.

Além da Uesc, contribuíram para a realização da iniciativa a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Secretaria Municipal de Planejamento e Escolas Nucleadas do Santo Antônio. Foram ainda colaboradores a Associação Surf de Olivença, e Secretaria de Educação e Cultura de Floresta Azul.