Pequenos músicos com idade entre 8 e 16 anos executando obras de Brahms, Vivaldi, Charpentier e Pixinguinha. São as crianças da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), do Neojibá, que se apresentam nesta terça-feira (22), na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 15h30, em comemoração ao Mês do Idoso. Apesar de o evento ser feito especialmente para o público da terceira idade, a entrada é fraca para o todo o público.

O concerto especial deve receber cerca de mil idosos, levados pelo Centro de Referência Estadual ao Idoso (Creasi), que poderão assistir um concerto especial dividido em duas partes. Na primeira, as crianças e adolescentes da OPE, com participação especial da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), executam as obras Dança Húngara nº5 de Brahms, Adagio de Vivaldi, Te Deum de Charpentier e Carinhoso de Pixinguinha. A segunda parte terá concertos interpretados por alguns membros da J2J como solistas.

O Projeto Neojibá é promovido pela Secretaria de Cultura, por meio do Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), e tem coordenação do maestro e pianista Ricardo Castro. A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), criada em setembro de 2007, é a primeira orquestra sinfônica juvenil do Estado da Bahia e a principal orquestra formada pelo Neojibá.

A Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) conta com 50 pequenos músicos, de 8 a 16 anos, com atividades de segunda a sexta-feira. Recebem o apoio técnico dos monitores da orquestra juvenil e de músicos da OSBA.