O ritmo e a originalidade das orquestras contemporâneas continuam agitando o Pelô durante este mês. O programa Pelourinho Cultural, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), leva ao palco do Largo Pedro Archanjo o que há de melhor na música instrumental da Bahia.

As orquestras Rumpilezz, de Fred Dantas, de Zeca Freitas e do maestro Reginaldo integram a programação e prometem embalar as noites de baianos e turistas no Centro Histórico de Salvador. O público confere de graça todas as apresentações.

A primeira orquestra a subir ao palco do Largo Pedro Archanjo, às 21h, é a Rumpilezz, do maestro Letieres Leite. A apresentação faz parte do festival Tudo é Percussão 2 – evento que acontece entre esta quarta e sexta-feira (8 a 11). O show faz parte de um dos principais eventos percussivos do país, que chega à sua segunda edição.

A orquestra do maestro Fred Dantas, uma das mais aguardadas pelo público, sobe ao palco do Largo Pedro Archanjo no sábado (12), às 21h, e apresenta o show O Triunfo de Claudete Macedo. A apresentação é uma homenagem à sambista e moradora do Centro Histórico que compôs junto com Zé Pretinho a famosa canção Flor de Laranjeira.

Além da participação de Claudete, o público pode conferir os grandes sucessos de Riachão, Batatinha, Zé Pretinho, Valmir Lima, dentre outros. “Claudete é uma grande artista, que fez enorme sucesso, sobretudo, no interior da Bahia. Ela foi responsável por mostrar ao mundo a rica cultura deste estado”, contou Dantas.

No dia 19, às 21h, um grande baile toma conta do Largo Pedro Archanjo com a Orquestra Xangô, do maestro Reginaldo. No repertório, diversos ritmos, como jazz, fox, blues, tango, salsa e MPB, enchem de brilho o Centro Histórico de Salvador.

A orquestra do maestro e multi-instrumentista Zeca Freitas encerra a programação deste mês com o seu projeto de orquestra popular, que acontece no dia 26, às 21h.