A atuação política do presidente Getúlio Vargas durante a Revolução de 1930 será o tema da próxima aula do curso gratuito Conversando com sua História, do Centro de Memória da Fundação Pedro Calmon/Secretaria Estadual de Cultura (Secult), nesta terça-feira (22), às 17h, com a professora Consuelo Novais Sampaio. Em sua 7ª edição, o curso tem promovido aulas com renomados historiadores e pesquisadores da História da Bahia, no auditório da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, sempre às terças-feiras.

O Conversando com sua História é promovido pelo Centro de Memória e tem como objetivo promover, proteger e dar conhecimento da História da Bahia e se estende até o mês de outubro, sempre às terças-feiras. Os participantes que tiverem 75% de frequência receberão certificado. Dentre os temas das próximas palestras estão: Roberto Santos, o governador e Os movimentos estudantis e de esquerda, entre outros.

Pós-doutora em História do Brasil República pela Universidade da Califórnia, Consuelo Novais Sampaio é autora de livros como Canudos: Cartas para o Barão, 50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século 19, e acumula ao longo de sua trajetória acadêmica uma série de prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Em 2005, foi vencedora do prêmio Clarival do Prado Valladares, iniciativa da Organização Odebrecht dedicada a projetos de pesquisa inéditos que tratem de temas referentes à História do Brasil.

Atualmente, a professora Consuelo Novais é diretora do Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, que preserva e organiza arquivos privados de personalidades públicas da Bahia, além de servir como importante fonte de pesquisas acerca da História da Bahia. O centro possui também um acervo com mais de 80 mil documentos, entre impressos e manuscritos, fotografias e postais, de ex-governadores do período republicano e de personalidades públicas. É um espaço de referência histórica para o estudo e a compreensão da história política e administrativa da Bahia.

Vargas 

Considerado o presidente que mais tempo governou o Brasil, Getúlio Dornelles Vargas assumiu o poder em 1930, após a revolução ocorrida no mesmo período. Ficou na presidência do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Durante o seu governo, duas características foram preponderantes: o nacionalismo e o populismo.

Sob seu governo, foi promulgada a Constituição de 1934. Em 1937, fecha o Congresso Nacional e instala o Estado Novo, quando passa a governar com poderes centralizadores e controladores.