O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) dá continuidade à programação de setembro e realiza mais uma apresentação amanhã, dia 9, às 14h30 no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no complexo do Hospital Geral do Estado, localizado na Vasco da Gama. Os pacientes e visitantes poderão conhecer a sonoridade e o vasto repertório do Quinteto de Metais. A entrada é gratuita.
A presença das Cameratas pode ser solicitada através do telefone (71) 3117-4842. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.
Durante os últimos 20 anos, a experiência de se apresentar ao ar livre, levando ao público concertos populares, tornou-se parte da rotina dos músicos da Osba. O projeto, que iniciou em 1982 com apenas três cameratas, hoje conta com sete, maior número desde a sua criação – Trio Pastorale, Quinteto de Metais, Bahia Cordas, Quadro Solar, Opus Lumen, Duo Barroco e Quarteto Novo.
As Cameratas vêm mantendo regularidade na sua programação, realizando, em média, três apresentações gratuitas por semana em locais alternativos como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros.
Quinteto de Metais – Na busca de explorar todas as potencialidades de um quinteto de metais, o grupo tem desenvolvido uma pesquisa de repertório que resultou num trabalho que abrange uma extensão ampla em termos de gêneros e estilos musicais, enfatizando a música brasileira, tão rica e apropriada para interpretação através dos instrumentos de metal.
O grupo é formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, Joatan Nascimento (trompete), Emerson Araújo (trompete), Jorge Dias (trombone), Davi Brito (trompa) e Renato Pinto (tuba).