Até o dia 13 de setembro, o público baiano tem a chance de conferir a mostra “Diário de Bolsa – Instantâneos do Olhar”, da fotógrafa mineira Vania Toledo, na Galeria Solar Ferrão. Através do registro espontâneo, as fotografias revelam imagens provocantes e inusitadas de personalidades conhecidas e de anônimos. A mostra, que faz parte da quinta edição do festival nacional A Gosto da Fotografia, surgiu de uma parceria firmada entre a Casa da Photografia e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, com apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), da Secretaria de Cultura do Estado, que cedeu o espaço para abrigar a exposição.

A composição e criação do trabalho fotográfico ganham notoriedade pela intimidade e delicadeza verificadas em cenas da noite das grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque) e na captação de imagens mais corriqueiras, ligadas ao cotidiano. A exposição, originalmente organizada em 2008 pela Pinacoteca de São Paulo, apresenta um recorte da versão paulista com 88 fotografias, das 120 dessa coleção.

Segundo o diretor de Museus do Ipac, Daniel Rangel, o trabalho de Vânia Toledo está em ampla sintonia com a proposta da Galeria Solar Ferrão. “Trata-se de um espaço dedicado às produções contemporâneas, portanto, receber o trabalho inusitado desta grande artista visual, com uma expressão artística tão rica em conteúdos de imagens, é dar continuidade à nossa proposta expositiva. Em contato com as obras, nós adentramos na vida de personalidades e pessoas desconhecidas, através de um trabalho que explora a intimidade, flagrantes e outras tantas representações do cotidiano, tudo de uma forma bastante atual”, pontua.

O Centro Cultural Solar Ferrão, administrado pela Dimus/Ipac, foi um dos cinco locais escolhidos para a apresentação das exibições do Festival, por ser um espaço dinâmico de arte, cultura e memória. Além da Galeria Solar Ferrão, o local abriga, ainda, três importantes coleções: a de arte sacra do Museu Abelardo Rodrigues, a Coleção de Arte Africana Claudio Masella e a Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi.

Serviço

O quê: Exposição “Diário de bolsa – instantâneos do olhar”
Quando: Até 13 de setembro. De terça a sexta, de 10h às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Onde: Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho, Salvador – Tel.: (71) 3117-6357
Realização: DIMUS/ Pinacoteca do Estado de São Paulo / Casa da Photografia.
Entrada gratuita