LOCAL: Centro de Convenções, Avenida Simon Bolívar, s/nº, em Salvador.
DATA: 13.09.09 (domingo)
HORÁRIO: 8h30

O QUE É: Abertura do 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONGRESSO: Considerado o terceiro maior congresso do mundo na área, acontece entre os dias 12 e 16 deste mês. O evento reunirá 27 dos mais expressivos nomes da cardiologia mundial e um público estimado em sete mil pessoas. Dois temas serão destaque no encontro: a Doença de Chagas, que completa o centenário da sua descrição pelo cientista brasileiro Carlos Chagas, e a Globalização das Doenças Cardiovasculares. Conferências, mesas redondas e painéis enfocarão temas como a terapia de células-tronco para o paciente portador de cardiopatia crônica ou com infarto agudo do miocárdio, avanços na terapia medicamentosa e cirúrgica da insuficiência cardíaca, tratamento percutâneo da doença coronária, valvopatias e cardiopatias congênitas, cirurgia cardíaca robótica, dentre outros.

MUSEU DO CORAÇÃO: Trata-se de uma mostra interativa, que ficará exposta durante todo o congresso com o objetivo de conscientizar a população dos fatores de risco cardíaco. A apresentação do museu é inovadora, com o emprego de modernos recursos tecnológicos para atrair e prender a atenção do público. Nele poderá ser visto como o tabagismo, o diabetes, a obesidade, a hipertensão, o sedentarismo e o alto nível de colesterol propiciam o aparecimento das doenças cardiovasculares, dentre elas, o infarto e o derrame. Essa será a segunda versão do museu, que após o congresso será montado em um shopping da cidade, por onde ficará por duas semanas.

REFLEXOS: De acordo com o Sindicato dos Hotéis da Bahia, os hotéis da capital baiana já registram 100% da capacidade de ocupação durante o período de realização do evento. Eventos de grande porte como este representam um incremento na hotelaria e em outros segmentos ligados ao setor, num período considerado de baixa estação e com média ocupação. Ainda segundo a entidade, devido a grande ocupação dos leitos em Salvador, a procura por hotéis no Litoral Norte também aumentou. Dados do Salvador Convention Bureau apontam que mais de 180 eventos foram confirmados para acontecer na capital baiana nos próximos quatro anos. São fóruns e congressos que movimentam bastante a economia do estado.