O 5º Encontro de Economia Baiana será realizado nestas quinta e sexta-feira (17 e 18), em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris. Sob o tema Estado e Desenvolvimento: novo ciclo, o evento será aberto com uma palestra do secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, sobre o tema Panorama das Políticas Públicas e o Desenvolvimento Baiano.

Haverá ônibus de ida e volta, gratuitos, que sairão às 8h da Escola de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Piedade, com retorno às 18h30. Mais informações podem obtidas através do site www.mesteco.ufba.br/encontro ou dos telefones (71) 3116-1780 ou (71) 3103-1208.

Na manhã da abertura, o evento trará ainda o economista João Paulo de Almeida Magalhães, autor de diversos livros como Brasil Século 21: uma alternativa ao modelo neoliberal e O que fazer depois da crise. A palestra de encerramento, no dia 18, fica a cargo do doutor em Economia pela Unicamp e professor da PUC/SP, Carlos Eduardo Carvalho. Mais de 1.100 pessoas já se inscreveram para participar do evento.

No encontro, será lançada a 11ª edição da Revista Desenbahia, com artigos selecionados por uma comissão científica e que tratam de assuntos específicos da economia regional e do crédito para desenvolvimento. Ao todo, foram inscritos 66 trabalhos, dos quais 20 serão apresentados durante o evento. Dentre os títulos encontrados na obra estão As relações comerciais entre a Bahia e a União Europeia, Desigualdade de renda na Bahia, Evolução do emprego formal em Feira de Santana, Microempreendedorismo em Salvador e Mercados futuros de manga e uva no Brasil.

O ABC da Crise

Na ocasião, haverá também o lançamento, na Bahia, do livro O ABC da Crise, com a presença do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda. A publicação, organizada pelo jornalista Sérgio Sister, reúne textos de autores ilustres como o ministro da Fazenda Guido Mantega e o Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugmann.

O Encontro de Economia Baiana é organizado pelas Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e pelo curso de Mestrado em Economia da Ufba. O evento tem o patrocínio da Bahiagás, Banco do Nordeste e Sebrae.