As inscrições para o 5º Encontro de Economia Baiana (EEB) foram prorrogadas até segunda-feira (14). O prazo foi estendido a pedidos dos estudantes da Ufba. Mais de mil pessoas já estão inscritas e o grande fluxo no site www.mesteco.ufba.br/encontro ocasionou lentidão na página. O evento será realizado nos dias 17 e 18 deste mês, no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions. As inscrições são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3116-1780 ou (71) 3103-1208.

Sob o tema central Estado e Desenvolvimento: novo ciclo, o evento dará margem a um rico debate sobre um cenário atual de pós-crise. E é com este gancho que o economista João Paulo de Almeida Magalhães fará a palestra de abertura do encontro, com o tema Um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil.

Magalhães é doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris 1 (Sorbonne), além de ter sido economista-chefe do Núcleo de Planejamento durante o governo de Jânio Quadros. A palestra de encerramento, no dia 18, fica a cargo do doutor em Economia pela Unicamp e professor da PUC/SP, Carlos Eduardo Carvalho.

O EEB é organizado em parceria pela Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado (SEI) e Curso de Mestrado em Economia da UFBA, com patrocínio da Bahiagás, Banco do Nordeste e Sebrae.

Publicações

No dia 17, à tarde, será lançada, durante um coquetel, a 11ª edição da Revista Desenbahia, distribuída gratuitamente. Este ano a publicação trará oito artigos, escolhidos entre 66 encaminhados de diversos estados brasileiros para avaliação da Comissão Científica.

Na ocasião, haverá também o lançamento, na Bahia, do livro O ABC da Crise, com a presença do presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda. A publicação, organizada pelo jornalista Sérgio Sister, reúne textos do ministro da Fazenda Guido Mantega, do Prêmio Nobel de Economia Paul Krugmann, entre outros.