Pagamentos em processo, aposentadoria em atraso e informações sobre projetos educacionais em andamento foram algumas questões abordadas nas 8ª e 9ª Caravanas da Educação, que aconteceram, respectivamente, nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) 20, com sede em Vitória da Conquista e Direc 14, em Itapetinga. Durante um dia em cada região, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) manteve postos de atendimentos para atender à comunidade escolar ligada às Direc.

Em Vitória da Conquista, o atendimento foi realizado durante todo o dia 24 (quinta-feira), no Colégio Estadual Euclides Dantas. Com 52 mil alunos e dois mil professores atuantes, a Direc de Conquista reúne 25 escolas instaladas em 18 municípios.

Na região, a Caravana da Educação registrou aproximadamente 940 atendimentos. Somente a Superintendência de Recursos Humanos da Educação (Sudepe) atendeu a cerca de 240 pessoas. “É um número muito significativo, pois temos apenas um dia em cada localidade e cada atendimento leva um pouco de tempo para ser resolvido. Com certeza, estamos saindo muito satisfeitos com o resultado”, afirmou a assessora da Sudepe/SEC, Gracia Maria.

Professor da rede pública de ensino há oito anos, João Kerson tinha pagamentos referentes a incentivo, atividades de classe e auxílio alimentação a receber, que estavam atrasados há quase um ano. Com o atendimento proporcionado na Caravana, ele conseguiu garantir o recebimento até outubro.

“Eu venho tentando ir até Salvador para resolver meu problema na secretaria, mas nunca posso, nunca tenho tempo. Com o atendimento aqui, foi questão de minutos, e isso prova que a Caravana consegue agilizar o processo de muita coisa, pois está mais próxima da comunidade”, destacou.

Opinião parecida tem a professora Elisabeth Keller. Durante oito anos, ela foi diretora do Colégio Estadual Euclides Dantas e, atualmente, exerce o cargo de docente da escola. Desde o início do ano, aguardava a aposentadoria e, segundo ela, apenas por meio da Caravana conseguiu ter o problema solucionado de forma mais ágil.

“Muita gente que não mora em Salvador tem dificuldade de se deslocar até à SEC para resolver as coisas e o problema perdura por anos. A Caravana da Educação traz acessibilidade e uma resposta imediata para o servidor. Sem contar que o atendimento é excelente, bem explicado”, afirmou a professora.

Professor da rede pública há nove anos, José Roberto ensina a disciplina Geografia no Colégio Estadual Alfredo Dultra, em Itapetinga. Quando soube da Caravana da Educação, ele se dirigiu ao posto de atendimento para calcular a quantidade de horas extras, de acordo com o seu Fundo de Custeio da Previdência Social dos Servidores públicos do Estado da Bahia – Funprev. “Esse atendimento imediato é muito significante. Facilita a vida de muita gente e soluciona questões que pareciam estar esquecidas”, disse.

Em Itapetinga, os atendimentos aconteceram durante o dia 25 (sexta). Nesta região, ao todo, a Caravana da Educação atendeu cerca de 350 pessoas. Com 12 municípios, a Direc 20 conta com 18 mil alunos e 569 professores. Os atendimentos foram realizados no Colégio Estadual Alfredo Dultra.