Elaborar junto com os professores indígenas as diretrizes estaduais de educação escolar indígena e a reformulação dos projetos políticos pedagógicos para atender a essas comunidades. Este foi o pacto firmado pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) com representantes do Fórum de Educação Indígena, na tarde do último dia 28, que reuniu professores e representantes de sete etnias.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, reafirmou seu compromisso e a luta pela melhoria da educação pública na Bahia, ressaltando que os indígenas têm nele um aliado para resolver os problemas da escola. Para a coordenadora do Fórum Indígena, Maria do Socorro Apako Tuxá, ter saído do encontro com uma vitória foi animador, mas serão realizados outros encontros com o governo para continuar a discussão sobre as necessidades dos povos.

Entretanto, o fato de ter o governo como aliado despertou nos índios expectativas positivas. A coordenadora indígena da Diretoria Regional de Educação (Direc 21) de Ibotirama, Lucimar de Lima Tuxai, declarou que é um avanço para a educação dos povos indígenas essa aliança. “Os projetos pedagógicos construídos com base na nossa realidade serão bem aceitos pelas comunidades. E dessa forma nossas crianças poderão ser educadas sem perder sua identidade”, disse.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da SEC, Nildon Pitombo, as questões mais polêmicas estiveram vinculadas à estadualização de escolas indígenas em alguns municípios.

Ele destacou que a ação foi pensada de forma contínua este ano, com possibilidade de alteração em 2010, à luz da orientação da Funai, sobre procedimentos que devem ser considerados quando se trate de escolas construídas em áreas indígenas. Este tema será um dos focos da reunião do próximo Fórum de Educação Indígena, a ser realizado em outubro.