A importância da participação popular no evento que comemora a Independência da Bahia. Este foi o foco da redação vencedora do Concurso de Redação sobre a data, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), escrita pelo estudante do 3º ano do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Jadher Alves, que concorreu com mais 2.948 alunos de 119 escolas.

A premiação ocorreu no auditório do Colégio Raphael Serravalle, na Pituba, ao som da música Felicidade, feita especialmente pelos colegas vencedores da etapa regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Jessica Nunes, Ian Lima e Ruan Biancó, para abrilhantar o momento.

Jadher Alves recebeu um computador e uma impressora que, segundo ele, irá contribuir para os estudos. “A premiação, além de estimular e reconhecer o trabalho dos estudantes me ajudará muito. Agora vou poder fazer pesquisas e melhor elaborar os meus trabalhos”.

O estudante ressaltou que a chegada do equipamento em sua casa será muito útil – “já que estamos na era da tecnologia e precisamos de tudo rápido” – e lha dará oportunidade de realizar inscrições em vestibulares e concursos pela internet.

O diretor do colégio, Ramilton Cordeiro, afirmou que toda comunidade escolar estava em clima de muita alegria. “É muito importante o governo promover incentivos como este, para que os jovens melhorem a leitura e a escrita”.

Além disso, o diretor acredita que, para escrever o texto, os estudantes têm que pesquisar sobre o tema, o que agrega conhecimento e valores positivos à formação do caráter e à formação acadêmica.

Concurso

Dividido em duas categorias, o concurso elegeu as três melhores redações do ensino fundamental e as três melhores do Ensino Médio, realizadas por alunos das escolas da rede estadual baiana, em sala de aula, mediante acompanhamento dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e História. As redações passaram por processo seletivo na própria unidade escolar e nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs) e, na etapa final, foi formada uma banca examinadora de professores constituída pela SEC.

As escolas dos primeiros colocados, na etapa final, também foram premiadas com um computador. E a dos classificados em 2º e 3º lugares, com uma minibiblioteca e menção honrosa pelas melhores redações.

Já os professores de Língua Portuguesa e História, orientadores dos estudantes vencedores do primeiro lugar, receberam um computador, e o do segundo e terceiro lugares, uma mochila literária personalizada.

Os estudantes de cada nível de ensino selecionados na segunda etapa, realizada nas Diretorias Regionais da Educação (Direcs), também foram contemplados com uma mochila literária personalizada.