A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediada em Ilhéus, recebeu o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (ICG) do Ministério da Educação (MEC), sendo a melhor colocada entre as estaduais baianas. Os IGCs para todas as instituições de ensino superior do país foram divulgados nesta segunda-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Apenas 6% das instituições de ensino superior avaliadas em todo o país obtiveram média quatro e apenas 1% delas atingiu nota máxima (IGC 5).

Para o reitor Joaquim Bastos, na recente divulgação do Índice Geral de Cursos 2008, o desempenho apresentado pela Uesc evidencia que a universidade vem caminhando de forma consistente, agregando crescentemente qualidade às ações que desenvolve. “Em avaliações distintas, realizadas por diferentes instituições, utilizando indicadores diversos, a Uesc tem demonstrado bons resultados”, comentou.

Segundo Bastos, a Reitoria credita o resultado alcançado ao trabalho comprometido e de alta qualificação do conjunto da comunidade acadêmica, professores, funcionários e estudantes, bem como às equipes que atuam em posições administrativas.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação – mestrado e doutorado. O resultado final é expresso em valores contínuos, que vão de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5. O IGC tem a função fundamental de orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição.