Quinze instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e França estão sendo visitadas por representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A missão, iniciada sábado (12) e que tem à frente o assessor de Relações Interinstitucionais, Washington Franca-Rocha, e a coordenadora Raquel Vale, tem o objetivo de ampliar o intercâmbio acadêmico com instituições de outros países e fortalecer as parcerias já existentes.

Com a iniciativa, explica Washington, espera-se estabelecer novos acordos de cooperação técnica, a partir da apresentação do potencial da Uefs às universidades européias. “O intercâmbio de conhecimentos e de experiências vai fomentar a qualidade acadêmica e a relevância social do ensino superior”, salientou.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a missão integra a política de internacionalização da Uefs. Em 18 de agosto deste ano, a Uefs realizou o Workshop Internacionalização Universitária, com a participação de representantes de instituições de diversos países.

Na oportunidade, a comunidade acadêmica foi estimulada a planejar e executar ações para a implantação dos intercâmbios. Para Washington, é preciso amadurecer a idéia de uma cultura internacionalizada. Isso, conforme expôs, será um diferencial para a Uefs. “Normalmente, os professores, por iniciativa própria, desenvolvem intercâmbios institucionais. Agora, a Assessoria Especial de Relações Interinstitucionais (Aeri), quer apoiar e ampliar as parcerias”, disse Washington.

Ano passado, a Uefs possibilitou, em Portugal, a estada durantes seis meses de quatro estudantes. Recentemente, um grupo de alunos de Direito fizeram estágio na Bélgica. “Mas, ainda é pouco. Temos potencial e vamos ampliar as parcerias”, afirmou.