Na tarde desta quinta-feira (17), a Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) assinou mais dois convênios com as prefeituras municipais de Jacaraci e Nordestina para a construção de quadras poliesportivas nas cidades. As quadras terão as dimensões de 28×15 metros, com iluminação e alambrado, nos padrões das quadras construídas pela superintendência. O investimento será de R$ 103,2 mil na construção de cada equipamento.

A quadra em Jacaraci é atender cerca de 1,2 mil pessoas da região e das localidades vizinhas. “A importância é enorme, porque o esporte faz parte da vida. É saúde, entretenimento. Faz as crianças fugirem das drogas”, disse o prefeito do município, Antônio Carlos Freire de Abreu. Para ele, a vida ociosa leva a caminhos errados e o esporte ajuda a preencher momentos livres. “E o apoio do Governo foi fundamental porque nós só entramos com o terreno e uma pequena contra-partida”, disse.

Abreu explicou a importância da nova quadra para a comunidade local. “É uma região da zona rural que tem um contingente muito grande de pessoas e é carente na questão de esportes”, avaliou. Segundo ela, na região onde a quadra será construída, estão localizadas três escolas de Ensino Fundamental. “Por isso, vai servir até para as aulas de Educação Física”, comemorou.

Em Nordestina, a motivação e a alegria pela construção da quadra não são diferentes. “Nesse povoado tem um colégio a 100 metros do local onde a quadra vai ser construída e vai ser muito importante”, disse o prefeito do município, Wilson Araújo Matos. Segundo ele, o povoado que vai receber o equipamento é carente e com muitas crianças. “Isto dará uma maior motivação para os meninos estudarem“, concluiu.