O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, é conhecido como a capital da cachaça, produzida na região desde o século XVIII. Durante três dias, o 12º Festival da Cachaça da cidade apresenta alternativas para as cadeias produtivas da cana-de-açúcar e da cachaça de Abaíra. Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) orientam e capacitam os agricultores familiares e pequenos produtores da região.

Em paralelo ao festival, a cidade recebeu, nesta quinta-feira (10), a visita do governador Jaques Wagner, que fez entregas no valor total de R$3,6 milhões. Entre elas, a inauguração de um Centro Digital de Cidadania (CDC), que oferece acesso gratuito à internet para a população.

Instalado no colégio municipal, o CDC é uma oportunidade de superação para jovens como Emerson Moreira, de 18 anos, que tem paralisia cerebral. Mesmo com as limitações físicas, Emerson usa os pés para acessar a internet e diz que ainda vai se formar em Direito. Já foram entregues, em todo o estado, mais de 700 centros em 400 municípios.

O município de Abaíra recebeu também dois Postos de Saúde da Família, um na sede da cidade e outro em um distrito, na zona rural. O investimento nas duas unidades totalmente equipadas e que oferecem medicamentos de graça para a população foi de R$278,5 mil. A população recebeu as obras com satisfação.
“A gente precisava mesmo de um posto de saúde pra facilitar o atendimento médico do povo da cidade”, disse o aposentado, Anísio Silva.

Já o comerciante Edimilson Novaes garantiu que as obras entregues vão facilitar muito a vida dos moradores do município. “Tanto o posto de saúde da família, quanto o centro digital são muito importantes pra nós, fazem parte do desenvolvimento de Abaíra”.

Mais entregas

Os quase nove mil moradores da cidade receberam o Mercado Municipal reformado e uma cobertura para a feira livre. Também foram entregues 150 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os brigadistas que combatem os incêndios na Chapada Diamantina. Os equipamentos serão distribuídos para as Brigadas Voluntárias dos municípios de Rio de Contas, Piatã, Seabra, Palmeiras, Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu e Miguel Calmon.  “Esse equipamento vai nos ajudar muito no combate aos incêndios, principalmente nas montanhas, onde enfrentamos as maiores dificuldades”, explicou o brigadista voluntário, Zanoni Marques.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, as ações de combate aos incêndios na Chapada estão sendo intensificadas, com a distribuição de equipamentos, veículos e a capacitação dos profissionais que lutam contra o fogo na região.

“A nossa maior preocupação, além do combate, é a prevenção dos focos de incêndio e, para isso, estamos equipando o Corpo de Bombeiros e os brigadistas, que são verdadeiros heróis voluntários nesse trabalho”, elogiou. Até o final do ano, cerca de 600 kits serão entregues na região da Chapada.