Colher frutas e extrair látex da seringueira se tornaram atividades bem mais produtivas depois que o agricultor Antonio Irineu de Jesus, 46 anos, morador município de Tancredo Neves, recebeu, há um ano, o seu primeiro título de terra. Com o documento, o agricultor conseguiu créditos bancários para aumentar a sua produção. Ele também passou a vender suas frutas para fábricas de polpas e o látex fornece para o Grupo Michelin, líder mundial de pneus que tem fábricas no estado.

“O título facilitou muito a minha vida e me ajudou a ampliar a produção. Vendo frutas para as fábricas, evitando assim os desperdícios. Aqui na cidade, todas as pessoas que possuem documentação do terreno podem crescer economicamente”, afirmou. Nesta sexta-feira (11), mais uma vez a família de Irineu, desta vez a sua irmã, foi beneficiada com a posse do título de mais um terreno. Junto com ele, mais 130 agricultores familiares do município receberam a documentação do Governo do Estado.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner inaugurou uma Unidade de Saúde da Família no município, beneficiando uma população de cerca de quatro mil pessoas. O governador assinou também a autorização para a construção do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que atenderá cerca de 2,3 mil habitantes da localidade de Corte da Pedra, em Tancredo Neves, num investimento de R$ 1,45 milhão.

O município recebeu um Centro Digital de Cidadania (CDC) que conta com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. Por fim, a pavimentação dos bairros também recebeu apoio do Governo do Estado, em um investimento de R$ 2 milhões. Foram realizados serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, assentamento de meio-fio, assentamento de paralelos e construção de passeios no bairro Aécio Neves, Ginásio e no povoado de Corte da Pedra, beneficiando 600 famílias.

Títulos de Terra

Segundo o secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Roberto Muniz, os títulos de terra garantem o reconhecimento da propriedade legal por parte do Estado aos novos donos de direito de propriedade. Com o título, os produtores podem também financiar melhorias e construções em suas propriedades e ainda fazer o seu cadastro na Previdência Social, garantindo sua aposentadoria. Desde 2007 já foram entregues pelo governo cerca de 15 mil títulos de terra, sendo 2,5 mil somente este ano. A meta é que até dezembro sejam entregues 10 mil títulos.

A Unidade de Saúde da Família custou R$ 116 mil, e conta com uma estrutura composta por farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, além de equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentista e agentes comunitários de saúde.

Segundo o governador Wagner, desde 2007 foram entregues 260 Unidades de Saúde da Família em toda Bahia, sendo que até 2010 serão 400 USFs, beneficiando 1,4 milhão de baianos. “Os investimentos na saúde não param. E em apenas dois anos aumentaremos em 20% os leitos de hospitais, totalizando mais mil leitos na Bahia”, garante o governador.

Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade.