As instalações do novo quartel do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foram inauguradas nesta quinta-feira (10) pelo governador Jaques Wagner. A estrutura conta com área total de 8,9 mil metros quadrados, com estacionamentos e pátio de movimentação de aeronaves, dois hangares e prédio central da administração. Também foi montado um espaço para a oficina de manutenção aeronáutica da unidade, já nos padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil. O quartel comporta de 12 a 15 aeronaves de médio porte. Foram investidos R$ 4,5 milhões na obra, considerada referência no Brasil. Para Wagner, o equipamento é um dos mais modernos do país. “É mais um instrumento para a segurança pública, de apoio a Polícia Militar e para suas ações de combate ao crime”.

A edificação abrigará toda a estrutura operacional e administrativa necessária para apoiar e gerir a frota de aeronaves do Graer, hoje composta por dois aviões motoplanadores Ximango e dois helicópteros tipo Esquilo. Em março de 2010, mais um helicóptero estará à disposição da equipe.

O Graer atua em diversos tipos de situações, como afogamentos, acidentes de trânsito, remoção aeromédica, transportes de órgãos, além do apoio a ocorrências policias de alta complexidade, como assaltos, fugas de presídio e policiamento preventivo.