Problemas operacionais obrigaram a coordenação executiva da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos a adiar o bloqueio da BR-324, sentido Salvador/Feira de Santana, para esta sexta-feira (11), a partir das 23h, até às 5h de sábado (12). Anteriormente programada para terça-feira passada (8), a pista será bloqueada para a colocação de uma passarela para a travessia dos operários que estão trabalhando na construção de um viaduto da via. O fluxo de veículos será interrompido na altura do Detran (sentido Iguatemi/BR-324) e na bifurcação da avenida Bonocô (sentido Iguatemi).

Como a obra está sendo realizada no canteiro central da BR-324, foi necessária a construção de um acesso para garantir a segurança dos trabalhadores que precisam atravessar do canteiro lateral ao ponto de execução da obra. Para quem precisar se dirigir à Feira de Santana, a alternativa é utilizar a Rótula do Abacaxi e o bairro do Retiro.

Desde 4 de setembro, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciou a construção de um pilar de sustentação do viaduto número 16 da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que vai ligar o Cabula à Rótula do Abacaxi. Em função dessa obra, as faixas internas da BR-324 sofreram estreitamento, junto ao canteiro central da pista, nos dois sentidos.

Os motoristas que trafegam no sentido Salvador/Feira de Santana devem ficar atentos ao trecho na altura do viaduto do Cabula. Para quem dirige no sentido Feira de Santana/Salvador, a intervenção ocorrerá do quilômetro 626 ao quilômetro 628. Mais de 50 mil veículos trafegam diariamente naquele local, exigindo cuidado redobrado de quem for utilizar a BR-324 durante o andamento da obra, que deve ser concluída nos próximos quatro meses.

A nova via projetada pela Conder altera o trânsito na área central da cidade. Além da construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente passa pelas avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana, cria novas opções aos 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via. A proposta é melhorar a circulação de veículos, garantir maior acessibilidade e promover a integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovia.