Vinte e cinco jovens que participaram do Projeto Juventude Cidadã receberam ingressos para o jogo Brasil X Chile, que será realizado nesta quarta-feira (9), no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, que será disputada na África do Sul.

Os ingressos foram sorteados entre todos os participantes do projeto. "Esse é um presente que o Governo do Estado está oferecendo a vocês", disse, aos jovens, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que participou da entrega dos ingressos.

Isabela Macedo, 20 anos, uma das sorteadas, vai a um estádio pela primeira vez. "Vou conhecer um estádio de futebol e logo num jogo da Seleção Brasileira. Não podia ser melhor", comemora a jovem. Para Luís Carlos Francisco, 17 anos, também sorteado, o estádio de Pituaçu traz boas recordações. "Fui uma única vez a Pituaçu, na final do Campeonato Baiano deste ano, quando o Vitória venceu a partida", contou.

Freqüentadora do estádio de Pituaçu, a tricolor Raiane Oliveira demorou para acreditar que foi uma das sorteadas. "Recebi o telefonema dizendo que ganhei um ingresso para o jogo da seleção. Achei até que fosse um trote", brincou Raiane, que lamenta as ausências dos seus ídolos Kaká e Robinho, no jogo contra o Chile. "Em compensação Adriano vai jogar", festeja.

Juventude Cidadã – O Projeto Juventude Cidadã integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e está sendo implementado, na Bahia, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nos dois últimos anos, o projeto certificou seis mil jovens. Em sua quarta etapa, iniciada no início de setembro, mais quatro mil jovens estão em atividade. O público-alvo do Juventude Cidadã são jovens com idades entre 16 e 24 anos que não possuam vínculo empregatício e que ainda estejam cursando o nível médio em escolas públicas.
É desenvolvido por meio de ações de valorização dos direitos humanos e da cidadania, qualificação profissional e prestação de serviços voluntários à comunidade, voltadas à superação das desigualdades, diferenças de classe, raça, orientação sexual, etnia, gênero e geração.