A relação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento vai ser o foco de reunião conjunta dos conselhos estaduais de Recursos Hídricos (Conerh) e de Saúde, às 9h desta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no CAB. Na ocasião, os dois Conselhos irão discutir os eixos da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, prevista para os dias 19 e 21 de outubro, em Salvador.

O evento vai definir as diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir de três eixos estruturantes – Desenvolvimento e Sustentabilidade no Campo, na Cidade e na Floresta; Trabalho, Ambiente, Educação e Saúde – Desafios dos Processos de Produção e Consumo nos Territórios; e Democracia Ambiental e Políticas para a Construção de Territórios Sustentáveis.

Durante a reunião serão apresentadas as principais políticas, programas e ações desenvolvidas no estado em torno da perspectiva de integração entre água e saúde. Em relação às políticas públicas de recursos hídricos terão destaque os dados do Programa Monitora, coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), para monitorar a qualidade da água dos 100 maiores rios da Bahia nas 26 Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs), dentro do Programa Água para Todos.

As diretrizes do Programa Swap Bahia, resultado de uma parceria do Governo da Bahia com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird) são outro ponto de pauta da reunião.

Criado em substituição ao Projeto de Gerenciamento de Recursos Hídricos (PGRH), o programa prevê o financiamento de ações integradas na área da saúde e recursos hídricos, para ampliar o acesso à água em quantidade e qualidade e reduzir a mortalidade materna e infantil na Bahia, com base nas propostas do Plano Plurianual (PPA 2008-2011).